A transformação digital da comunicação significa colocar as pessoas, agora com mais poder devido aos media sociais, no centro da tomada de decisões que afetam a reputação de marca. Durante vários anos, o debate sobre a transformação digital foi sempre feito numa perspetiva unicamente tecnológica, mas com o tempo percebemos que a tecnologia por si só não conseguia modificar comportamentos nos grupos de interesse. E à medida que o fenómeno digital cresceu, tornou-se mais evidente a importância da comunicação como agente transformador.Neste estudo, a LLORENTE & CUENCA decidiu, a partir de um modelo de referência em métricas de Comunicação baseado no Integrated Assessment Framework da AMEC (Association of Measurement and Evaluation of Communication), criar a primeira edição do ranking de marcas digitais (Digital Index), que agora publicamos em Portugal. Como devemos enfrentar esta Transformação Digital? O objetivo de liderar a comunicação digital supõe alcançar as três metas definidas na metodologia deste estudo Digital Index:Posicionar mais conteúdos próprios do que a concorrência nas redes sociais e indexá-los nos motores de busca num contexto digital saturado de ruído (Relevância).Gerar mais interações nos seguidores a partir das redes sociais (Influência) em comparação com a concorrência num contexto onde os indivíduos têm cada vez mais poder.Ter o melhor balanço possível entre menções positivas e negativas nos contextos digitais (Sentimento) num mundo hipertransparente.Para este estudo, selecionámos 25 das maiores marcas/empresas dos principais setores de negócio em Portugal, tendo como base um critério de faturação (Fonte: Exame 500 Maiores & Melhores Empresas de Portugal 2016) e de notoriedade.Algumas conclusões do primeiro Digital Index em Portugal: MEO, Worten e Fnac lideram o ranking da comunicação digital em Portugal, baseada na combinação dos três indicadores da Transformação Digital (Liderança)Setores das Telecomunicações e Retalho conseguem as melhores pontuações. Setor Energia, por outro lado, fecha o ranking com a pior posição em termos de Liderança.NOS seria a marca mais relevante pelos seus conteúdos nas redes e nos motores de busca.A TAP e a Super Bock demonstram uma estratégia focada no relacionamento com os seus seguidores e na construção de comunidades, com pontuações importantes no indicador de Influência.O setor do Turismo regista o sentimento mais positivo do estudo, com o Pestana Hotels como líder deste indicador.Como consigo o estudo Digital Index Portugal 2017?Os resultados da análise desta primeira edição do Digital Index Portugal 2017 apresentam mais informações sobre cada uma das métricas do estudo, para além de detalhar os vários setores e marcas analisados. Caso esteja interessado em receber uma cópia (PDF) no seu e-mail, subscreva a nossa newsletter do blog da Comunicação Digital:Inscreva-se já.