• Blog
    • Creators economy
    • Creators insider
    • Criação de conteúdo
    • Time Creators
    • Imprensa
    • Produto
  • Cases
  • Calculadora
  • Agendar demo
Contrate Creators
Seja Creators
Login

SXSW 2024: O Renascimento Humano na Era da IA

Índice do conteúdo

Toggle
    • IA para um futuro mais humano e imersivo. Convergência tecnológica gera avanços, IA redefine trabalho e promove empatia. Festival inspira economia criativa com experiências imersivas em XR. Futuro da humanidade se entrelaça com tecnologia.
  • O Superciclo da IA
      • “A tecnologia está em um superciclo de progresso. Estamos apenas no começo e as possibilidades são infinitas.” – Amy Webb, CEO do Future Today Institute
      • “A IA multimodal está abrindo um novo mundo de possibilidades para a criação de conteúdo e a interação humana.” – Ian Beacraft, futurista e Chief Innovation Officer da Signal and Cipher
  • Novas perspectivas de trabalho
      • “O futuro do trabalho não será sobre ter um emprego, mas sim sobre ter as habilidades necessárias para prosperar em um mundo em constante mudança.” – Jake Brody, Accenture Song
  • A (Re)humanização
      • “A IA não é uma ameaça à humanidade, mas sim uma ferramenta que pode nos ajudar a nos tornarmos mais humanos.” – Peter Deng, OpenAI
      • “A IA tem o potencial de nos conectar de maneiras mais profundas e significativas, mas precisamos usá-la de forma responsável.” – Didi Bethurum, Chief Communications Officer da Meow Wolf
  • Empatia Artificial
      • “A empatia é a chave para construir uma sociedade mais justa e equitativa.” – Ken Oliver, VP of Corporate Social Responsibility da Checkr
  • SXSW e a Busca pela Experiência e futuros do XR e IA

IA para um futuro mais humano e imersivo. Convergência tecnológica gera avanços, IA redefine trabalho e promove empatia. Festival inspira economia criativa com experiências imersivas em XR. Futuro da humanidade se entrelaça com tecnologia.

por Rodrigo Allgayer
CEO & Founder, Creators Platform LLC

Após retornar recentemente do SXSW 2024, um dos eventos mais influentes no cenário da inovação em Austin, Texas, trago comigo uma bagagem que ainda estou assimilando — são ideias, tendências e tecnologias de vanguarda que, diante dos nossos olhos, já estão moldando o futuro. No coração desse turbilhão de inovação, a inteligência artificial (IA) é o assunto de maior destaque, não apenas como uma ferramenta tecnológica, mas como – acredite – um facilitador para nos tornarmos mais humanos.

O Superciclo da IA

Estamos vivendo o início de um “superciclo” de avanços tecnológicos impulsionado pela convergência de biotecnologia, dispositivos conectados e IA.

“A tecnologia está em um superciclo de progresso. Estamos apenas no começo e as possibilidades são infinitas.” – Amy Webb, CEO do Future Today Institute

Esse ritmo frenético de desenvolvimento nos apresenta uma diversidade de novos modelos de IA, desde os mais simples até os mais complexos, como por exemplo a IA multimodal, que integra sentidos humanos, como visão e audição, abrindo um vasto leque de possibilidades.

A IA incorporada (integrada a um corpo físico) também é uma tendência forte, levando a avanços na área dos robôs humanóides, que poderão em breve solucionar problemas de escassez de mão de obra e se tornar parte do nosso cotidiano.

“A IA multimodal está abrindo um novo mundo de possibilidades para a criação de conteúdo e a interação humana.” – Ian Beacraft, futurista e Chief Innovation Officer da Signal and Cipher

O robô humanóide Apollo da Apptronik com o creator multidisciplinar Yemi AD

Novas perspectivas de trabalho

A transformação no local de trabalho será profunda. No futuro, as empresas valorizarão habilidades e tarefas, não apenas cargos específicos, e os trabalhadores serão generalistas criativos, capazes de se adaptar rapidamente às mudanças, movendo-se fluidamente entre departamentos. A IA será uma aliada, permitindo a delegação de tarefas rotineiras e liberando tempo para atividades mais complexas e significativas.

“O futuro do trabalho não será sobre ter um emprego, mas sim sobre ter as habilidades necessárias para prosperar em um mundo em constante mudança.” – Jake Brody, Accenture Song

A (Re)humanização

Com a tecnologia tornando-se cada vez mais sofisticada, cabe refletir sobre nosso papel nessa revolução. O que podemos alcançar e quem podemos nos tornar? Muitas palestras no SXSW exploraram a interseção entre IA e humanidade e como ela pode moldar nossa evolução.

Contrariando temores comuns, a IA está, na verdade, nos tornando mais humanos. Especialistas concordam que ela promoverá o desenvolvimento da inteligência humana, proporcionando mais tempo para explorar nossas paixões e interesses.

“A IA não é uma ameaça à humanidade, mas sim uma ferramenta que pode nos ajudar a nos tornarmos mais humanos.” – Peter Deng, OpenAI

Também vimos discussões sobre como a IA pode fomentar conexões humanas. Ela ajudará a navegar diferenças culturais, aprimorando a comunicação e a compreensão mútua. Falou-se também sobre como construir uma sociedade mais inclusiva e compassiva, considerando o impacto da publicidade e marketing na sensação de pertencimento das pessoas.

“A IA tem o potencial de nos conectar de maneiras mais profundas e significativas, mas precisamos usá-la de forma responsável.” – Didi Bethurum, Chief Communications Officer da Meow Wolf

Empatia Artificial

Uma possível solução para a crise de conexão global reside na construção de empatia. A neurociência mostrou que histórias nos sincronizam neurologicamente e nos fazem sentir participantes. A experiência também é fundamental – houve sessões instigantes no SXSW sobre tecnologias de realidade aumentada (RA) para pessoas com deficiência visual, que permitiram que os participantes vivenciassem um pouco do que é ser deficiente e aumentassem a empatia por esse grupo.

Também vi empresas, como a Checkr, montando ativações gamificadas para gerar empatia por grupos marginalizados, reforçando a importância da reintegração social. Na Creative Industries Expo, a empresa norte-americana de tecnologia de RH Checkr organizou sua experiência de empatia gamificada ‘Beyond the Bars’. A ativação no estilo sala de fuga convidou os visitantes a assumir o papel de um prisioneiro recém-libertado tentando reconstruir sua vida. Equipados com um orçamento reduzido e poucos outros recursos, os participantes compreenderam rapidamente a necessidade de navegar num mar de burocracia para encontrar trabalho e alojamento, ao mesmo tempo que cumpriam os requisitos da liberdade condicional.

“A empatia é a chave para construir uma sociedade mais justa e equitativa.” – Ken Oliver, VP of Corporate Social Responsibility da Checkr

SXSW e a Busca pela Experiência e futuros do XR e IA

O lançamento do Vision Pro da Apple reacendeu o entusiasmo pela Realidade Estendida (XR), mas é a convergência da categoria com a IA que será o grande divisor de águas. Os palestrantes ficaram entusiasmados com o avanço da narrativa de IA na exposição XR Experience no SXSW, especialmente com a obra “The Golden Key”, que apresenta um conto de fadas infinito gerado por uma IA treinada em um conjunto de dados global de mitos. Os membros da audiência puderam moldar e personalizar a narrativa, interagindo com essa história viva e em constante transformação.

A promessa é que XR e IA permitam a criação de “mundos narrativos” e experiências que vão muito além do cinema, imergindo o espectador em um “universo detalhado para a cultura, arte e música”.

Num mundo hiper-racional, as pessoas anseiam por experiências que ofereçam emoções, magia e encantamento. Os palestrantes incentivaram a criação de iniciativas que despertem o maravilhamento e levem os participantes para além das expectativas preconcebidas.

Fora dos salões, as ativações imersivas provaram esse ponto. A Prime Video, por exemplo, promoveu a série “Fallout” com uma experiência pós-apocalíptica onde os visitantes podiam interagir com personagens e elementos do universo da série, ganhando até mesmo uma moeda fictícia para “compras” dentro da ativação. A Audible ofereceu uma roda gigante sonora, onde cada gôndola proporcionava uma experiência de áudio diferente, e a marca ~Pourri promoveu uma instalação inflável em forma de um cocô gigante.

O SXSW 2024 foi uma imersão em inovação, tendências e questionamentos sobre nosso papel na construção do futuro. Saio de lá renovado e pronto para aplicar ideias e inspirações na minha atuação na Creators Platform, fomentando o crescimento da economia criativa no Brasil.

Receba os conteúdos mais atuais sobre o marketing de influência por e-mail

Creators.llc

POWERFUL INFLUENCE
MARKETING PLATFORM

Sobre nós

Blog

Central de ajuda

Contato

Time

Termos

Política de Privacidade

Para clientes

Solicite uma Demo

Conheça nossos Cases

Crie uma conta

Para criadores

Creators Calcula

Inscreva-se para fazer parte

Produtos CREATORS

Academy

Assets

Pay

Search

Squads