China quer usar reconhecimento facial para identificar todos os cidadãos
O governo chinês está a trabalhar com uma empresa privada desde 2015 para desenvolver um sistema de reconhecimento facial capaz de identificar os mais de 1,3 mil milhões de habitantes do país.
É uma meta ambiciosa, mas a China quer ter um sistema de reconhecimento de rostos que consiga identificar toda a sua população. A ideia passa por ter uma rede de câmaras espalhadas por todo o país e montar um sistema que consiga, em apenas três segundos e com uma margem de acerto de 88%, identificar corretamente qualquer transeunte nacional.
Ainda não há qualquer perspetiva sobre quando é que o sistema possa ficar terminado, mas não deixa de ser um indicador preocupante sobre a liberdade dos cidadãos, ou sobre a falta desta, quando um governo pretende ter um sistema em cloud, com câmaras ligadas em rede e monitorizar os movimentos das pessoas e atividades.
O argumento do governo chinês deve passar pela necessidade de aumentar a segurança e a prevenção do crime com este sistema, mas é de recordar que o país está em 176º lugar, numa lista com 180 nomes no que diz respeito à liberdade de imprensa, lembra o The Next Web.
Por outro lado, é de realçar que uma base de dados com este tipo de informação, alojada na nuvem, será um alvo bastante apetecível para os cibercriminosos.
Relacionados
Há uma falha grave na segurança das ligações Wi-Fi
Especialistas em cibersegurança revelaram detalhes de uma vulnerabilidade que afeta a segurança das ligações Wi-Fi e estimam que 41% dos dispositivos Android podem ser atacados desta forma.
Netflix vai investir 8 mil milhões de dólares em conteúdos originais
A Netflix anunciou que quer investir mais de oito mil milhões de dólares em 2018 para a produção de conteúdos originais, mais dois mil milhões do que estavam reservados para este ano
Justiça: português acusado de abuso sexual de menores pelo Facebook
O Ministério Público acusa um homem de Paços de Ferreira de prática de crimes de pornografia e abuso sexual de 22 adolescentes, com idades entre os 11 e os 16 anos, através do Facebook.
Greenpeace: Amazon não tem boas práticas ambientais
A Greenpeace revelou uma lista onde classifica as empresas segundo as práticas ambientais e a Amazon está no fundo.
Bayern Munique inclui Realidade Aumentada na app para iPhone
O clube de futebol alemão apresentou uma nova funcionalidade para a sua app que permite ver estrelas como Robben ou Neuer em Realidade Aumentada e tirar selfies.
Em destaque na Homepage
Novo Nissan LEAF é mais barato que o anterior nas gamas com mais equipamento
12.10.2017 às 17h09
Portugal vai receber, no próximo ano, alguns testes a carros autónomos. Os veículos vão circular num “corredor de segurança”, acompanhados por autoridades, na CREL.
Comentários