O confronto entre Atlético Paranaense e Atlético Mineiro na Arena da Baixada chamou a atenção por um fato curioso: o goleiro Santos, do time da casa, ficou mexendo no celular dentro de campo.
A atitude foi flagrada por torcedores no estádio e publicada na internet, ganhando as redes imediatamente. Posts indignados, memes, montagens, nos programas esportivos da noite, o assunto era um só: o goleiro distraído com o celular.
A polêmica ganhou tamanha proporção, que o Atlético PR convocou uma coletiva de imprensa para o dia seguinte.
Diante de jornalistas dos maiores veículos do país, o goleiro Santos explicou que entendia a indignação de todos em relação a sua atitude. Mas que gostaria que essa indignação também se manifestasse em relação aos motoristas que usam o celular enquanto dirigem. Celular em campo não pode, e ao volante também não.
Foi revelado então, que o goleiro no celular era resultado de uma ação da Uber para a campanha do Maio Amarelo (segurança no trânsito). O objetivo era chamar a atenção para a causa da maior parte dos 400 mil acidentes que acontecem todos os anos nas estradas do Brasil, matando mais de 54 mil pessoas.
A notícia se espalhou pela mídia, chamando a atenção de todos para a necessidade urgente de acabar com o hábito de usar o celular ao volante. E o goleiro Santos passou de vilão em campo a herói, ao defender a bandeira de um trânsito mais seguro.
Sobre o Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento que, desde 2013, mobiliza milhões de pessoas em cidades pelo mundo para a conscientização da necessidade de tomar ações em prol de um trânsito mais seguro.
Só no Brasil, são mais de 400 mil acidentes registrados anualmente, tirando mais de 54 mil vidas nas ruas e cidades do país. O movimento, liderado no Brasil pelo Observatório de Segurança Viária, ganha cada vez mais força, com centenas de apoiadores e ações que mobilizam escolas, bairros e cidades inteiras.
Tudo isso já vem surtindo efeito: muitos órgãos de trânsito atribuem ao Maio Amarelo a redução de acidentes nas cidades onde a mobilização acontece. Essa realidade comprova que, quando há uma concentração de esforços sobre o tema, a sociedade responde positivamente, e assim vamos criando um trânsito cada vez mais seguro.
Porque a Uber se envolveu com a causa
A Uber é muito mais que um aplicativo de mobilidade. É uma empresa de tecnologia focada em criar soluções de mobilidade urbana eficientes e acessíveis. E para isso, acreditamos que a conscientização de todos é fundamental.
Por esse motivo, acreditamos que o Maio Amarelo é essencial. Nos últimos anos, realizamos diversas ações em apoio ao movimento.
Agora, em 2018, decidimos focar em um novo vilão da segurança no trânsito, que já apresenta um risco equivalente ou maior que a bebida: o celular ao volante.
Para que o assunto ganhasse grandes proporções, levamos a discussão a um lugar onde tudo o que acontece vira notícia imediatamente: os gramados do futebol.
Assim, surgiu essa ação inédita, o Goleiro no Celular.
O que vem por aí
Para reforçar a mensagem criada pelo Goleiro no Celular, a Uber preparou um pacote de ações em parceria com o Atlético Paranaense.
Nas partidas do time, durante o mês de maio, os jogadores utilizarão um laço amarelo preso à camisa do uniforme em apoio ao movimento.
Enquanto isso, a Arena da Baixada, estádio oficial do clube, será iluminada com luz amarela, como mais uma ação do movimento por um trânsito mais seguro. Acompanhe as novidades aqui no blog.