o retalhista

Há quanto tempo não põe os seus colaboradores a pensar?

Changchun-World-Sculpture-Park-rodins-thinker

Pensar. É uma das faculdades que nos distingue dos demais animais e que deu origem a tudo o que temos à nossa volta. Certo? As grandes ideias nascem da arte de pensar. Seja numa reunião, numa auto estrada, num duche. Acredito piamente que a arte de pensar devia ser incutida desde cedo na escola. Não estou a falar de filosofia, que também é necessária, mas do ato de pensar, de refletir, criar. A sociedade está a perder duas importantes formas que permitem o desenvolvimento da sua espécie: pensar e dormir. Sim, cada vez dormimos menos e isso é mau. Mas esse assunto fica para outro post de ORetalhista. Hoje quero que pensem há quanto tempo não pensam e não deixam pensar.

As empresas hoje em dia são constituídas por executantes, de ideias que às vezes nascem tortas e nunca se endireitam são prontamente executadas, são geralmente ordens superiores pouco discutidas. São ideias que parecem interessantes, pasmos de pensamentos, que passados umas semanas são abandonadas pela falta de maturidade deste mesmo pensamento e da falta de cenários imaginados. Pensar e criar não deve ser um luxo, deve ser uma prioridade das empresas. O problema é que enchemos de tarefas e tarefinhas a maioria dos colaboradores e não há tempo de reflexão.

Atenção que este tipo de função não é para todos os colaboradores. Há os que são executantes e são excelentes nisso. E há os que pensam e são péssimos executantes. Acredito piamente que uma empresa devia ter um Creative Chief Manager ou Idea Developer Manager – coloquei os títulos em inglês para ser mais aceitável. Alguém pago para pensar e ter ideias para desenvolver o negócio. Um chefe criativo.

Acredito piamente que as empresas com futuro irão depender e muito dos processos criativos. Alguém teve de pensar no iPhone para ele existir. Certo? Deixo alguns links para pensarem em pensar. Aqui vão:

Um anuncio da Budweiser que vai ser emitido aquando da estreia da nova temporada de The Walking Dead, no mercado norte-americano. Ou este à uma marca de vodka para o Halloween. Ou ainda este anuncio romântico.

23 frases que irão fazer pensar e ser mais criativo. E 10 simples exercícios para ser mais criativo.
Já ouviram falar da marca Toca Boca? Leiam este curioso artigo. Pode ser que surjam novas ideias de negócio. E este novo serviço da marca Under Armour?

E terminamos com uma ideia simples para mudar para melhor para algo que está mesmo debaixo dos nossos pés. Alguém teve de ter tempo para pensar nisto, certo?

Boa criatividade. Boas ideias. Bons negócios.

Blogue - O Retalhista