A Inteligência Artificial está a crescer de uma forma exponencial. Todos os dias surgem novas ferramentas que usam tecnologias como o GPT-4 para resolver problemas comuns do dia-a-dia, e a área do Marketing não é excepção. Desde ferramentas que ajudam a gerar conteúdo como blogposts e posts de redes sociais, a identificação de keywords para melhorar os rankings de SEO, já há várias ferramentas que simplificam o dia-a-dia de qualquer marketeer. Conheça abaixo 5 ferramentas que estão a revolucionar a aplicação da Inteligência Artificial no Marketing.
O que é a Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial (IA), que tem ganho cada vez mais popularidade, é uma tecnologia que permite a sistemas e softwares simularem a inteligência humana, sendo já possível os sistemas tomarem decisões de forma autónoma, com base no histórico anterior de ações que foram sendo aprendidas. Segundo John McCarthy, num paper de 2004, a Inteligência Artificial “é a ciência e a engenharia de criar máquinas inteligentes, particularmente sistemas de computador inteligentes. Está relacionada com a tarefa de usar computadores para entender a inteligência humana, mas a IA não precisa de se limitar a métodos que são biologicamente observáveis.”
A história da Inteligência Artificial remonta ao início dos computadores, em 1950, com Alan Turing. No seu trabalho “Computing Machinery and Intelligence“, Turing levanta a questão “Podem as máquinas pensar?”. Nesse contexto, é criado o “Turing Test”, onde um humano tenta distinguir entre texto criado por humanos e texto criado por computador. É neste momento que começam os primeiros passos da Inteligência Artificial.
Atualmente uma das áreas que mais tem crescido na Inteligência Artificial são os modelos generativos. Estes modelos referem-se a modelos deep-learning – redes neuronais de Machine Learning que, a partir de uma grande quantidade de dados e depois de várias camadas de processamento de dados com a ajuda de algoritmos, permitem que o computador aprenda por si mesmo e execute tarefas semelhantes às dos seres humanos. A capacidade de processar grandes quantidades de dados elimina grande parte da intervenção humana que seria necessária para tratar estes conjuntos de dados. Resumindo, o Deep Learning pode ser definido como “Machine Learning escalável”.
Os modelos generativos são, então, modelos de Deep Learning que pegam em dados não tratados e “aprendem” para conseguir gerar outputs estatisticamente prováveis sempre que solicitado. Um dos mais conhecidos é o GPT-4, usado no ChatGPT.
Quais as aplicações da Inteligência Artificial no Marketing?
A Inteligência Artificial pode ser aplicada de várias formas no Marketing:
1 – Recomendações de produtos
Ao aprender quais os “gostos” de cada utilizador, tendo em conta o histórico de compras feito numa loja online, por exemplo, a Inteligência Artificial é capaz de recomendar outros produtos que são igualmente relevantes para o utilizador.
2 – Chatbot de apoio ao cliente
Neste caso, a Inteligência Artificial pode servir como um agente de apoio ao cliente, que responde em segundos às questões dos clientes. A grande vantagem é que os chatbots estão disponíveis a qualquer hora. Os agentes virtuais conseguem responder a perguntas frequentes (FAQ), perguntas sobre tempos de entrega de produtos ou até conselhos personalizados, como cross selling ou sugestões de tamanhos para o utilizador.
3 – Análise de tendências
Outra forma de usar a Inteligência Artificial no Marketing é através da análise de tendências e previsões em dashboards. Além disso, é também possível usar a IA para retirar conclusões de dados do negócio e, assim, facilitar a tomada de decisão.
4 – Escrita de conteúdo
Os modelos generativos relacionados com a linguística estão a ficar cada vez mais sofisticados, já sendo possível utilizar a Inteligência Artificial para escrever conteúdos de Marketing, como posts de redes sociais, e-mails ou até mesmo blogposts.
5 Ferramentas de Inteligência Artificial para usar no dia-a-dia
1 – Jasper
O Jasper é um dos mais conhecidos assistentes de escrita baseado em IA, sendo mesmo líder de mercado na categoria. É capaz de criar frases, parágrafos ou documentos com base no assunto que o utilizador sugere e também no tom de voz escolhido. Consegue criar um artigo de 1 500 palavras em menos de 15 minutos. A plataforma possui mais de 50 modelos de geração de conteúdo, incluindo blogposts, emails, textos de marketing, gerador de texto para anúncios de Facebook e Google, gerador de title e meta descriptions, press releases, e muito mais.
2 – Scalenut
O Scalenut é uma ferramenta de IA que ajuda, sobretudo, no SEO e estratégia de conteúdos. Permite descobrir quais as melhores keywords para atingir um determinado público-alvo e também gerar o conteúdo para que o plano seja um sucesso. Esta ferramenta percorre as principais áreas de qualquer estratégia de conteúdos: Pesquisa – onde faz toda a parte de pesquisa de um plano de keywords e percebe quais as keywords que a concorrência está a usar, Criação – ajuda na criação do próprio conteúdo de marketing para atingir as melhores keywords, Otimização – fornece insights de SEO em tempo real e potenciais otimizações para melhorar os resultados.
3 – CodeWP
O CodeWP permite melhorar o código de qualquer website construído em WordPress, ajudando a melhorar a experiência dos clientes ao visitarem o site. Com esta ferramenta torna-se possível gerar snippets para WordPress, evitar páginas com links errados, criar workflows e diminuir o tempo de pesquisa para resolver problemas relacionados com a construção das páginas.
4 – Synthesia
A Synthesia é uma plataforma de criação de vídeos com recurso a IA. É possível criar vídeos em até 120 idiomas, permitindo poupar tempo e recursos valiosos para a elaboração deste tipo de conteúdo.
5 – Speech Text
O Speech Text permite converter voz em texto em poucos segundos. Além disso, é também possível utilizar o recurso de leitura em voz alta, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham acesso a conteúdos escritos. Suporta mais de 30 idiomas e apresenta um sistema com um grau de precisão bastante elevado – a taxa de erro é de apenas 3,8%. Esta ferramenta pode ser usada para a transcrição de entrevistas, análise de chamadas, transcrições de podcasts, criação de legendas, e muito mais.
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