Expresso

Economia

Sonae: há um novo logótipo e muito mais para mostrar como Cláudia Azevedo imprime a sua marca

17 fevereiro 202217:05

Grupo renova a identidade e apresenta um novo logo a pensar no futuro. A modernização envolve os valores e o reforço da autonomia dos negócios que passam a ter nomes diferenciados. A partir de agora, se ouvir falar de Zeitreel ou Bright Pixel está também em causa a Sonae, mesmo que esta palavra não seja referida

17 fevereiro 202217:05

Ao terceiro ano do seu mandato como presidente executiva da Sonae, Cláudia Azevedo e a sua equipa apresentam a nova identidade do grupo sem esquecer o passado. Querem envolver todos os trabalhadores em desígnios como “descomplicar” e “fazer o que está certo”.  

“Tudo o que fazemos tem por base os nossos valores. São o nosso legado e os princípios que nos orientam para o futuro. Definem a forma como trabalhamos e a nossa cultura. Uma cultura que se adapta e evolui, sem nunca perder os pilares que a distinguem”, justifica Cláudia Azevedo em comunicado divulgado esta quinta-feira. 

Evolução e humanização são, assim, palavras-chave da mudança que apresentou aos 46.500 funcionários do grupo Sonae esta quinta-feira, o dia em que o pai faria 84 anos.  

Na holding gestora de vários negócios, o processo passa pelo reforço da identidade de cada uma das áreas, depois do crescimento de cada uma delas nos últimos anos: o retalho alimentar passa a designar-se “MC”, a unidade de centros comerciais assume o nome “Sierra”, os serviços financeiros passam a ser “Universo”, a unidade de moda é agora “Zeitreel” (combina a palavra alemã para tempo e a inglesa para bobine), a unidade de gestão de investimentos em tecnologia muda para “Bright Pixel”, enquanto a área de retalho de eletrónica mantém a designação “Worten”.  

As empresas onde a Sonae não tem posição maioritária (como a NOS) e as marcas comerciais mantêm as designações originais. 

O azul continua a dominar

<strong>O novo logotipo do grupo</strong>

O novo logotipo do grupo

Os seus logótipos, em cores diferentes, têm todos em comum um novo símbolo com dois elos entrelaçados que representam a união de todo o grupo a um propósito comum. 

Quanto ao novo logótipo do grupo, o azul continua a dominar, para “refletir a visão de propósito da Sonae e aquilo que a torna única: o equilíbrio entre tecnologia, método e rigor (expresso nos traços vetoriais), com o toque humano, a criatividade e o talento (visível nos traços manuais)”, explica. 

O lema “Improving Life” cede lugar à nova expressão “Shaping tomorrow, today”, a indicar a “urgência de começar já hoje a desenhar um amanhã melhor”. 

Agilidade e inovação continuam a ser centrais na estratégia deste grupo que assume, também, a necessidade de acelerar a transição digital e climática como prioridades, tendo fechado o ano móvel de 12 meses terminado em setembro com um volume de negócios consolidado próximo dos sete mil milhões de euros.  

Sem esquecer o lugar dos novos, a empresa deixa claro que “reforçou a sua proposta de valor enquanto empregador, sobretudo para o talento jovem, que se mantêm como uma das principais forças impulsionadoras do empreendedorismo e disrupção que caracterizam a Sonae”. 

O olhar está voltado para o futuro: “Todos os dias procuramos dar o nosso melhor, ir mais longe e impactar positivamente a vida das pessoas e o planeta. Perante novos desafios, colaboramos para chegar mais longe. Sempre de olhos postos no futuro, assumimos compromissos de longo prazo e garantimos que, hoje, estamos a construir um futuro vibrante, sustentável e inclusivo”, afirma Cláudia Azevedo citada no comunicado que apresenta a identidade renovada de um grupo que acredita ficar, assim, “mais preparado para o futuro”. 

Os novos valores Sonae são 5: 

“Lideramos com impacto”. Transformamos ambição em ação. Queremos ter um impacto profundo no presente e no futuro. 

“Conduzimos o amanhã”. Somos empreendedores, acima de tudo. Desafiamos o status quo e preparamos o futuro. 

“Avançamos juntos”. Valorizamos o talento de todos. Aprendemos com as aptidões, conhecimentos e diferentes pontos de vista para pormos em marcha as melhores ideias. 

“Descomplicamos desafios”. O nosso foco torna tudo mais simples. Melhoramos constantemente para sermos cada vez mais eficientes, adaptáveis e ágeis. 

“Fazemos o que está certo”. Comprometemo-nos em fazer o que está certo. Agimos de forma independente e transparente para tomar as decisões mais acertadas