Como Usar o Método Golden Circle no Marketing de Conteúdo

Como Usar o Método Golden Circle no Marketing de Conteúdo

Criado pelo especialista em liderança Simon Sinek, o Golden Circle é um método para pensar, agir e comunicar com o intuito de inspirar e engajar pessoas. Conceito perfeito para ser aplicado no Marketing de Conteúdo!

Sabia que o Google responde a cerca de 4 milhões de consultas por minuto? São muitas pessoas à procura de respostas para os seus problemas. E há muitas pessoas dando respostas a cada minuto, ao partilhar toneladas de conteúdos nas diversas plataformas online.

Isso significa que se deseja expandir a sua presença digital e gerar mais negócios, precisa lutar pela atenção do seu público-alvo mediante tanta concorrência. E já que não é a única pessoa ou organização fazendo o que faz, é preciso encontrar uma maneira de se destacar perante todas as outras pessoas que publicam conteúdo.

Como se destacar em meio à multidão? O método Golden Circle pode ser a melhor aposta nesse cenário competitivo!

O método Golden Circle é um conceito inovador apresentado por Simon Sinek na sua TED Talk “Start with Why” (“comece com o porquê”, em tradução livre). É super inspirador e desafia o 'status quo' na sua essência para identificar o propósito para o que deseja fazer nos negócios e na vida e pode ser amplamente aplicado à sua estratégia de conteúdo.

É sobre como desenvolver relacionamentos, criar conexões com outros seres humanos e iniciar conversas. O que separa as empresas com campanhas de marketing impactantes, de outras com conteúdos irrelevantes? A aposta no Marketing de Conteúdo humanizado!

O que é o Golden Circle e como posso usar esse método na estratégia de Marketing de Conteúdo?

Desenvolvido por Simon Sinek, o Golden Circle é um conceito que diz que “as pessoas não compram o que você faz; elas compram por que você faz”. Segundo Sinek, a maioria das pessoas se comunica a partir do aspecto “O QUE” fazem e, eventualmente, volta para falar sobre “COMO” e “POR QUE” fazem o que fazem.

Por exemplo, empresas como Apple e Google, universalmente identificadas como únicas e bem-sucedidas, têm uma comunicação baseada num tipo de pensamento “de dentro para fora” — começam com o porquê para só depois falar sobre como e o que fazem!

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Para ajudar a ilustrar o seu ponto de vista, Simon Sinek nos convida a imaginar o cenário hipotético onde a Apple fizesse ao contrário, criando uma mensagem de Marketing que começasse com “o quê”. “Fazemos ótimos computadores. Eles são lindamente projetados e fáceis de usar. Quer comprar um?”

Embora esses pontos sejam verdadeiros, é pouco provável que essa tática de comunicação resultasse em vendas. Pelo contrário, veja a seguir a aparência de uma mensagem de Marketing real da Apple:

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Mensagem da Apple: “Em tudo o que fazemos, o nosso objetivo é desafiar o status quo. O nosso objetivo é pensar de forma diferente. Os nossos produtos são amigáveis ao utilizador, lindamente projetados e fáceis de usar. Nós fazemos excelentes computadores. Quer comprar um?”, em tradução livre.

Por que esse método é tão importante para uma boa estratégia de conteúdo?

Por que a ordem que escolhemos para comunicar uma história é importante? Bem… tem a ver com as partes do cérebro que usamos para nos comunicar. Quando falamos sobre o que fazemos, falamos para uma parte analítica do cérebro. Mas quando falamos sobre o porquê e como fazemos algo, comunicamos com os sentimentos das pessoas >>> lidamos com o comportamento humano.

Usamos as nossas emoções na hora decidir e efetuar uma compra e, em seguida, justificamos essa ação através da lógica.

Assim, ao explorar as emoções e sentimentos da sua audiência, terá a oportunidade de educá-los e, consequentemente, construir confiança e credibilidade, posicionar a si e a sua organização como especialistas em determinado setor, construir conexões genuínas e gerar engajamento.

Usando o método Golden Circle na produção de contéudo

Se chegou até aqui nessa leitura, certamente, já perceber que usar a metodologia Golden Circle (em português, “Círculo Dourado”) na hora de definir a sua estratégia de Marketing de Conteúdo é mais simples do parece. E isso será feito por meio de três perguntas (“por quê?”, “como?” e “o quê?”, nessa exata ordem), o conceito visa criar valor, engajar o público com uma causa e inspirar pessoas.

Para usar o Círculo Dourado para a sua estratégia de Marketing Conteúdo, basta responder a três perguntas simples:

  • WHY / POR QUE — por que faz o que faz? Por exemplo >> Por que está no mercado? Por que desenvolveu o seu produto ou serviço?
  • HOW / COMO — como isso ajudará o seu público-alvo? Por exemplo >> Quais problemas o seu produto ou serviço resolve? Quais desafios a sua marca ajuda a superar?
  • WHAT / O QUÊ — qual é a sua oferta? Por exemplo >> qual é o seu produto ou serviço? Quais são seus recursos e benefícios?
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Ideias de melhores práticas para usar o método Golden Circle

Agora que já tem uma ideia melhor de como usar a metodologia do Círculo Dourado, aqui estão algumas outras práticas recomendadas de Marketing de Conteúdo para ajudá-lo a reunir tudo e criar alguns conteúdos úteis, relevantes e memoráveis:

  • Use o conteúdo para criar apelo emocional: pense na resposta emocional que deseja obter do leitor. É medo, sobrevivência, culpa, energia, diversão, talvez até esperança?
  • Seja consistente e autêntico: não se trata apenas do que diz por meio do seu site ou Marketing de Conteúdo, é sobre toda a experiência que a sua organização oferece ao leitor cada vez que ele entra em contacto com a sua organização, desde a leitura do conteúdo do seu site ao serviço pós-venda. Dê a eles uma ótima experiência.
  • Mantenha a história clara e concisa: corte os textos mais longos, retire o que estiver em excesso, inclua as partes importantes e edite o seu conteúdo até ter uma peça que sirva aos interesses da sua audiência.
  • Seja específico: não tente comunicar com todos simultaneamente, apenas com a sua buyer persona (cliente ideal). Então, as suas mensagens não devem ser uma abordagem única para todos. Pense sobre a sua buyer persona, quais são seus problemas e desafios e produza conteúdos que ajudem a resolver as necessidades dessa pessoa.
  • Faça perguntas: não se esqueça de uma boa chamada para ação (CTA). Se não perguntar nada para o nosso público-alvo, possivelmente não receberá qualquer resposta. Ou seja, diga à sua audiência o qual a ação que espera que seja executada.

Se este método funcionou para a Apple, obviamente pode também funcionar para a sua estratégia de definição e produção de conteúdo.

Lembre-se que começar com o motivo é uma maneira de criar conexões pessoais com clientes e potenciais clientes.

Para concluir…

Cada organização no planeta, até mesmo as nossas próprias carreiras, funciona em três níveis: O QUE fazemos, COMO fazemos e POR QUE fazemos. Quando esses três níveis estão devidamente alinhados, temos em mãos um filtro que facilita a tomada de decisões.

Usar uma ferramenta como o Golden Circle é uma excelente estratégia, seja na criação de uma empresa, no desenvolvimento de um novo projeto ou no alinhamento e implementação de nova estratégia de marketing de conteúdo. Depois disso, vai ficar mais fácil elaborar um plano de ação e saber exatamente o que oferecer ao seu público-alvo.

Já conhecia a metologia do Golden Circle? Alguma vez já a usou no alinhamento da sua estratégia de marketing de conteúdo? Deixe o comentário abaixo!

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Fontes: business2community | Active Campaign Blog | Neil Patel Blog

Toby Feldman

Brand Copywriter @ Infraspeak

2y

Dei olhdadinha e parece-me um método ótimo! Obrigado - vou incorporar nos meus próximos projetos.

Maria Clara Nogueira

Digital Marketing | Content Marketing | Social Media Marketing @ Student at Universidade do Porto

3y

Sabe do que precisava, Cláudia Assis? De umas aulas contigo? :D Para quando umas aulinhas suas sobre marketing de conteúdo? hehehe

Laize de Barros (ela/she/elle/ella)

Psicóloga e Mestre Educação. Coordenadora Acadêmica na Curadoria e Produção de Conteúdos na Vice-presidência Estratégia Acadêmica VPEA -Ânima Educação

3y

Comece pelas perguntas que as soluções aparecem...ótimo artigo. Tenho um no prelo sobre Golden Circle, o seu certamente vai me inspirar ainda mais.

Ainda não conhecia os pensamentos de Sinek. Conheci essa semana em um curso sobre UX Research. Gostei bastante quando ele explica sobre o Golden Circle e da sua explicação de como utilizar para a criação de conteúdo. É uma ótima dica, obrigado.

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